| (351) 249 839 489 |  startup@cm-torresnovas.pt    |

93 empresas criadas em agosto, 2 delas na StartUp Torres Novas. Abrantes e Torres Novas lideram empreendedorismo.

Set. 14, 2020

O tecido empresarial no distrito de Santarém encontra-se numa fase de recuperação, sendo que no mês de agosto foram criadas 93 empresas, valor mais elevado desde fevereiro deste ano. Estes resultados representam um crescimento significativo, uma vez que foram criadas mais de 25 empresas em comparação com o mesmo período do ano passado, 2019.

Os concelhos de Abrantes e Torres Novas foram os mais empreendedores, tendo registado a criação de 15 empresas em cada um dos territórios.

Ourém ocupa o seguinte lugar na tabela, com a criação de 11 sociedades, seguindo-se Tomar, com 8, Santarém, com 7, e Coruche, Rio Maior e Salvaterra de Magos com 6 cada um. Benavente criou 5 empresas, Almeirim criou 4, Vila Nova da Barquinha criou 3 e Alcanena criou 2.

Cartaxo, Entroncamento, Ferreira do Zêzere, Golegã e Mação registaram a criação de uma sociedade em cada concelho, e Chamusca, Constância, Sardoal e Alpiarça não criaram empresas.

Por setores de atividade, destacam-se Comércio a retalho (6), cafés (5), Construção de edifícios (residenciais e não residenciais) (4), Manutenção e reparação de veículos automóveis (4), Comércio por grosso (4), Compra e venda de bens imobiliários (4), Restaurantes tipo tradicional (3), Atividades de contabilidade e auditoria, consultoria fiscal (3), Atividades de arquitetura (3), Agências de publicidade (3) e Atividades de apoio social com alojamento (3).

No mês de agosto de 2020, os homens voltam a ser mais empreendedores. 61 investimentos têm como promotores homens (65,6%) e 32 novos negócios foram criados por mulheres (34,4%). A média do capital social das empresas criadas em agosto foi de 4 839,26 €.

No que diz respeito à StartUp Torres Novas, a incubadora de ideias municipal de Torres Novas, dois dos seus incubados – a Printti e MGS – Miguel Gil Arquitetura –, outrora empresários em nome individual, constituíram-se como empresas.