| +351 249 839 430   |  startup@cm-torresnovas.pt    |

FAQ

Category: menu-startup Last Updated: quinta, 08 setembro 2016 17:14

1 - O que é a StartUp Torres Novas?

A StartUp Torres Novas é a incubadora de empresas de base tecnológica do concelho de Torres Novas. Localiza-se na união de freguesias de São Pedro, Lapas e Ribeira Branca, no coração da cidade, junto ao açude do rio Almonda, estando instalada num edifício de ultima geração com 328 m2 de área de incubação, 3 salas de cowork de 30m2, 2 salas para empresas, 1 sala de reuniões, auditório, zona de copa, zona de lazer e parque de estacionamento.

2 - O que faz a StartUp Torres Novas?

A StartUp Torres Novas fornece as necessárias condições para as ideias se transformarem em negócios. Para se candidatar à StartUp Torres Novas, deve ir a www.startuptorresnovas.pt, separador “candidaturas”, preencher e submeter o formulário online.

3 - O que é uma start up?

Segundo Erick Ries, uma start up é "uma instituição humana desenhada para criar um novo produto ou serviço em condições de extrema incerteza". As start ups podem ser empresas na sua primeira fase de desenvolvimento, ou apenas um grupo de pessoas que se juntam com o objetivo de validar determinados pressupostos sobre a solução para um problema, que se possa tornar num modelo de negócio sustentável, sendo que em ambos os casos se distinguem das demais empresas por criar modelos de negócio altamente escaláveis, a partir de ideias inovadoras.

4 - Posso alugar um espaço de trabalho na StartUp Torres Novas?

A StartUp Torres Novas não é um centro de escritórios, é uma incubadora, pelo que, para estar incubado e ter acesso aos nossos serviços de apoio, tem de se candidatar com uma ideia, projeto de negócio ou empresa.

5 - Quanto tempo demorarão a responder à candidatura?

Depende do volume de candidaturas que estivermos a receber no momento, mas no prazo máximo de um mês terá uma resposta, quer seja negativa quer seja positiva. A resposta é comunicada via correio eletrónico.

6 - Quem é que avalia as candidaturas à StartUp Torres Novas?

As candidaturas serão avaliadas por um conselho de mentores externos à StartUp Torres Novas, com provas dadas na área do empreendedorismo. O conselho de mentores é independente da estrutura da StartUp Torres Novas.

7 - Quais são os critérios de avaliação das candidaturas?

- Viabilidade económica e financeira do projeto;

- Capacidade da equipa (técnica, de gestão e de empreendedorismo);

- Conteúdo tecnológico e inovador dos produtos e/ou serviços a serem fornecidos;

- Potencial de impacto no desenvolvimento económico regional;

- Importância da empresa na complementaridade das empresas já instaladas no concelho de Torres Novas;

8 - Não tenho empresa constituída, posso candidatar-me?

Sim. Selecionamos projetos em várias fases. Pode não ter a empresa constituída e estar apenas ainda a desenvolver o seu produto, ou pode ser uma empresa que já está no mercado, desde que tenha no máximo até três anos de atividade.

9 - Quais são os requisitos para candidatar-me à StartUp Torres Novas?

Poderão candidatar-se pessoas singulares, promotores de um projeto empresarial, bem como empresas que tenham até três anos de existência.

10 - Tenho uma ideia de negócio e equipa constituída, mas não tenho dinheiro para desenvolver o negócio. A StartUp Torres Novas pode investir na minha start up?

Não. A StartUp Torres Novas não investe em start ups. No entanto, a StartUp Torres Novas, através da sua rede de parceiros, ajuda os empreendedores a preparar-se para a apresentação dos seus projetos junto de business angels e outros capitais de risco.

11 - Tenho ideia de negócio, mas não tenho equipa. A StartUp Torres Novas pode ajudar?

Sim. A StartUp Torres Novas desenvolverá um conjunto de iniciativas ao longo do tempo para apresentar possíveis fundadores que tenham competências complementares e possam apoiar a criação de projetos empresariais.

12 - Quanto tempo posso ficar na StartUp Torres Novas?

O prazo máximo de incubação é de três anos.

13 - Não sou cidadão português. Posso candidatar-me à StartUp Torres Novas?

Sim. A StartUp Torres Novas valoriza a incubação de projetos internacionais.